Blog de Bartô Nascimento: Novos laboratórios de informática na UEM: superfaturamento?

Novos laboratórios de informática na UEM: superfaturamento?

Hoje foram entregues vários novos laboratórios de informática na UEM, a maioria para os cursos de humanas. Segundo o site da UEM, foram comprados 1.620 computadores com 14 milhões de reais cedidos pelo Programa Universidade em Movimento, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. Fiquei feliz com a notícia, especialmente porque os cursos de humanas na UEM são os mais abandonados e sucateados, mas achei que foram poucos computadores pelo dinheiro gasto e decidi fazer as contas. Fazendo uma média, cada computador custou 8.641 reais! Espero que sejam supercomputadores, porque à esse preço, se os computadores são iguais aos usados no laboratório de informática do BCE, então eles estão sendo grosseiramente superfaturados pela UEM ou pelo governo do Paraná. Falta transparência na UEM. A universidade declara que gastou determinado valor em alguma compra ou serviço e infelizmente ninguém acaba fiscalizando de forma séria. Eu acho difícil gastar mais de 8 mil reais na compra de um computador. O valor de mercado de computadores novos com as especificações dos usados no laboratório de informática mal passa dos mil reais. Há alguma coisa mal-contada nessa estória. Espero também que esse computadores não sejam roubados, pois como já noticiei em um post neste blog, este ano já foram furtados 20 computadores da UEM.

4 comentários:

Anônimo disse...

Uma acusação séria, vc vai ter que provar e pode sobrar para a sua cabeça, até expulsão da UEM e cadeia.

Unknown disse...

Não fiz nenhuma acusação, apenas usei uma calculadora e levantei um questionamento. Eu não tenho que provar nada...já se for aberta uma investigação por algum orgão competente, são os atuais gestores da UEM que terão que provar que a compra não foi superfaturada.

Quem não deve não teme.

Anônimo disse...

Bartô vc tá dando tiro para todo lado, cuidado que pode pegar no seu pé.

Unknown disse...

Anônimo, valeu pelo conselho, mas não vou me silenciar diante daquilo que acho errado ou duvidoso. As pessoas não se incomodam muito com bobagens, mas quando começam à se incomodar mesmo, aí sabemos que estão sendo reveladas algumas verdades que essas pessoas gostariam de manter ocultas. A crítica se retruca com a crítica, e no final os melhores argumentos e provas empíricas devem prevalecer.

Copyright © Blog de Bartô Nascimento Urang-kurai