Blog de Bartô Nascimento: Vestibular da FAP 2013: Elitismo, Desorganização e Provas Gabaritadas

Vestibular da FAP 2013: Elitismo, Desorganização e Provas Gabaritadas

No último domingo (11/11/2012) fiz o vestibular da Faculdade de Artes do Paraná (UNESPAR/FAP) para o Bacharelado em Cinema e Vídeo. Apesar da FAP ser pública, a prova foi altamente elitista e orientada claramente para a classe média. Com excepção de um dos livros indicados para a parte específica para o curso de Cinema e Vídeo, que pôde baixado gratuitamente na internet (História do Cinema Mundial, organizado por Fernando Mascarello), todos os livros são caros e difíceis de achar. A FAP não possui nenhuma forma de cotas sociais para seu vestibular, e o único cursinho preparatório que existe, com duração de dois meses no Espaço de Arte, custa 1.590,00 reais! Fica evidente que a FAP é uma universidade pública que é acessível quase que exclusivamente para a classe média. Mas os problemas não param por aí...

Além do elitismo do processo seletivo, a FAP vem apresentando uma aparente falta de organização em relação ao vestibular desde o início de sua elaboração. O edital do vestibular foi lançado em cima da hora, em setembro, quando as provas seriam realizadas no fim de outubro. O próprio link que está no edital da empresa que realiza o vestibular, que está listado como www.valedobandeirantes.com.br , e que redireciona para o site www.noroesteconcursos.com.br , não funciona. Questiono neste momento qual o motivo de terceirizar o processo seletivo da FAP, abrindo uma universidade pública para o lucro de empresas privadas. E qual a legitimidade de uma empresa que nem se quer consegue manter seu site no ar?

 O vestibular da FAP, que deveria ter sido realizado no dia 28 de outubro, pois postergado para o dia 11 de novembro. No site do vestibular da FAP havia um link, que não funciona mais, em que foi justificada a mudança da data do vestibular por causa de dificuldades na impressão das provas. A mudança da data do vestibular, naquele momento, veio mais como um alívio do que um alerta de um problema maior. Afinal das contas, teria mais tempo para estudar.

No último domingo, por coincidência o mesmo dia em que foi realizado o vestibular da UFPR, acordei cedo e fui para o local da prova de Cinema e Vídeo: um pequeno colégio público no bairro Portão. Ao chegar tornou-se evidente uma falta de organização. A lista de ensalamento, que só pôde ser vista no local, foi feita de forma confusa. Em vez de listar os vestibulandos em lista alfabética, para que fosse mais fácil para cada achar sua sala, os vestibulandos foram listados por sala, de modo que cada um tinha que ler todas as listas até achar sua sala. O colégio, sucateado como a maioria das escola públicas no Brasil, tem apenas um banheiro masculino, que se encontrava fora de serviço durante a realização do vestibular. O próprio colégio, longe de uma estação-tubo, foi difícil de achar, especialmente para quem veio de outra cidade para fazer o vestibular.

A prova em si foi estranha e mal pensada. Caíram algumas perguntas sobre o livro História do Cinema Mundial que focavam em detalhes de um parágrafo, sendo que este tem mais de 400 páginas. Os organizadores divulgam os livros para o vestibular em cima da hora, escolhem livros caros e inacessíveis, e ainda por cima cobram um nível detalhado de conhecimento impossível de ser obtido no tempo entre o lançamento do edital e a realização das provas, ainda mais para quem trabalha. A relação entre a FAP e cursinho do Espaço de Arte, também me parece um pouco estranha, mas seria preciso conhecer um pouco mais à fundo antes de apontar o dedo.

Hoje quando cheguei em casa do meu do trabalho, entrei no site da FAP para ver se já tinham publicado o gabarito do vestibular. No site não encontrei nenhuma informação nova, e os links para o site da empresa que realiza o vestibular não funcionam. Entrei na página da FAP no facebook na tentativa de encontrar alguma informação sobre o gabarito, e no comentários encontrei uma denúncia de mais de uma pessoa em relação ao vestibular. Alguns vestibulandos relataram que algumas da provas foram entregues com as respostas corretas impressas numa cor mais clara, ou seja, algumas provas estavam gabaritadas

Evidentemente não posso confirmar nem desmentir esta denúncia, mas considero ela gravíssima. Se os fatos denunciados são reais, o processo seletivo deve ser cancelado, e um novo realizado. Infelizmente, este é mais um exemplo do descaso do Governo Estadual com as universidade públicas no Paraná, e no sucateamento que se agrava sob o governo  de Beto Richa e a SETI de Alípio Leal. Para resistir aos ataques que a educação pública vem sofrendo, é cada vez mais necessário construir um movimento estudantil independente e combativo, construído pelas bases e organizado à nível estadual. Chamo à todos os estudantes para que se organizem e construam juntos a FELEP - Frente Estudantil Pela Educação Pública - Paraná, criada em Curitiba este ano à partir de uma reunião entre os estudantes combativos, DCEs e oposições de luta das universidades estaduais do Paraná. Enquanto permanecemos isolados e desorganizados, as universidade públicas do Paraná permanecerão sucateadas e abandonadas, acessíveis apenas para a parcela mais rica da sociedade. Este mesmo sucateamento das universidades públicas, que é intencional, serve para justificar a privatização gradual das mesmas, através de financiamentos privados para pesquisa, da apropriação privada dos conhecimentos científicos produzidos, e da terceirização dos serviços da universidade, entre outras formas. A educação não é mercadoria, é um direito!


7 comentários:

Douglas Ostruka disse...

Muito bom!!! Esse texto diz tudo...

Roberta Brandão disse...

Olá!
Sou aluna de lá e conheço pessoas que iriam fazer a prova!
Eles postaram o ensalamento de um dia para o outro e ainda por cima, o link não abria...
Uma conhecida minha, que foi fazer o vestibular chegou 7 da manhã na FAP e segundo ela, o segurança que estava na porta rindo de todos os candidatos que chegavam lá e só foi avisar que a prova seria em outro lugar, 15 minutos antes do início da mesma....Ela acabou perdendo a prova por conta disso, mas não só ela....aproximadamente 15 candidatos ...
Muito bom você postar isso...
Parabéns!

VIDE BULA disse...

Olá Bartolomeu,
Falo em nome do Espaço de Arte, instituição privada e particular que atua no mercado desde 1995, e não tem nenhuma ligação com a FAP. O Espaço de Arte trabalha com preparatórios para vestibular em áreas específicas de artes, arquitetura e cinema, da UFPR, FAP, Belas Artes, Unicamp e outras instituições do Brasil e do Exterior.
Sinto informar que ocorreu nesse vestibular não é novidade. Se até o ano passado tivemos acesso às provas e aos gabaritos foi por conta das inúmeras vezes que brigamos por esse direito que é de todos, muito antes de existir o curso de cinema quando ainda preparávamos apenas para Artes Visuais já comprávamos briga pelo atraso da divulgação do Edital com livros que muitas vezes estavam com a edição esgotada. Não é de hoje que lançam editais absurdos com livros caros e difíceis de encontrar e com pouco tempo para leitura.
Cumprimos sim nossa missão social, pois disponibilizamos os livros, os filmes e exibições gratuitas em nossa sala de projeção coisa que a FAP enquanto instituição pública não faz, permitindo apenas consulta local de livros caros e esgotados como o livro Arte Comentada que já faz dois anos que não existe para venda. Esse ano de agosto a outubro o grupo QUIMERA fez no Espaço de Arte, exibições de filmes gratuitas com debates de toda a História do Cinema assunto pertinente ao vestibular.
O fato das mensalidades serem cobradas é completamente normal em Instituições particulares, não somos uma Instituição Pública, não recebemos nenhuma verba do Governo como vários outros Espaços em Curitiba, sendo assim nossos custos são altos e nosso atendimento é de excelência, nosso comprometimento vai muito além da relação com as pessoas que nos contratam, pois utilizamos nosso mailing com mais de 15.000 pessoas para ficar avisando todas as mudanças que a FAP faz e só publica naqueles Editais que ninguém VÊ. Falando ainda de valores não é correto o valor mencionado para o curso de cinema o curso Intensivo com duração de 3 meses estava bem abaixo do valor mencionado, e nessa turma de apenas 12 alunos tivemos 3 bolsistas, acredito que nosso peço seja compatível ao nosso Espaço Físico, nossa qualidade de atendimento e de professores, quem conhece sabe que nossos valores não são exorbitantes pois nossos custos operacionais são altíssimos.
O que aconteceu vai muito além do que foi abordado, você tem noção da quantidade de pessoas que moram fora de Curitiba e já estavam com passagem comprada quando eles simplesmente mudaram a data? Você sabia que a primeira alteração que fizeram era para que o vestibular acontecesse no período da tarde junto com a prova da UFPR e que muitos alunos estavam com a inscrição feita para os dois vestibulares? Fico feliz que tenham percebido esse descaso, pois acho que as coisas só acontecem porque nossos jovens não são politizados, só peço a gentileza que desvincule o nome do Espaço de Arte com a FAP.
Tenho particularmente grande afeto a Instituição que poderia ser a melhor do Brasil em Artes Visuais e Cinema, não fosse a falta de paixão e comprometimento dos gestores, a FAP deveria ter como exemplo MARLENE ALVES reitora da UEPB que pela paixão pelas Artes e pelo Cinema criou um festival de Cinema “ COMUNICURTAS” em Campina Grande na Paraíba. Fica a dica, da pra fazer, é só querer. Para finalizar nos colocamos a disposição para ajudar a melhorar o sistema, pois ele é NOSSO, tenho a certeza de que com educação na abordagem as mudanças podem e devem acontecer!

Denise Cristina disse...

Boa tarde.Primeiramente deixo clara minha ansiedade em visualizar o gabarito do vestibular 2013.
Comento agora sobre possíveis problemas mencionados pelos colegas:
- quanto à divulgação do local de provas - quando acessei a página da FAP na internet já estava bem claro o local de prova bem como o ensalamento. Tanto é que fui, no sábado que antecedia a prova, até o local (que por sinal lingíssimo) para não errar no dia.
- O ensalamento também já estava divulgado.
- quanto a prova estar ou não gabaritada... isso não sei. Mas essa é uma acusação gravíssima e se verdadeira medidas deveriam ser tomadas para o cancelamento desse vestibular e agendamento de outro.
Torçamos para que seja apenas fumaça...

Elizabeth disse...

Desorganização e total falta de respeito com os candidatos e com seus familiares. Publicaram no site que dia 19/11 iriam dar maiores esclarecimentos e mais uma vez não disseram nada. Pela falta de posicionamente da Faculdade só aumenta a desconfiança de que algo muito grave está acontecendo.

Unknown disse...

O vestibular foi cancelado galera!

Unknown disse...

http://proletariolibertario.blogspot.com.br/2012/11/vestibular-da-fap-2013-anulado.html

Copyright © Blog de Bartô Nascimento Urang-kurai