Blog de Bartô Nascimento: Vestibular da FAP 2013: ANULADO!

Vestibular da FAP 2013: ANULADO!

Numa postagem da semana passada, compartilhei neste blog uma denúncia que rolava na página da FAP no facebook: foram entregues algumas provas "premiadas", com as respostas corretas destacadas. No dia 20/11 as suspeitas de irregularidades no processo seletivo foram confirmadas. A FAP publicou o seguinte comunicado em seu site:


No comunicado, a FAP alega que o vestibular foi anulado "em razão do descumprimento das cláusulas previstas no contrato firmado com a empresa responsável pela realização do vestibular 2013". O comunicado, extrememante vago, demonstra a falta de transparência da FAP em relação aos problemas ocorridos. O buraco é muito mais embaixo do que a incompetência da empresa licitada para realizar o vestibular. Uma UNIVERSIDADE PÚBLICA não deve ser fonte de lucro para empresas privadas. O vestibular da FAP deveria ter sido realizado pela própria faculdade, ou com o auxílio de outra instituição de ensino superior pública. Ao terceirizar o vestibular, a FAP trata a educação, que é um direito, como mercadoria, e abre o caminho para a privatização da ensino público por meio da terceirização.

A tática de privatização das universidades por meio da terceirização de alguns setores e processos, como os vestibulares, restaurantes universitários e vigilância patrimonial, vem sendo usada tanto pelo governo federal quanto pelo governo estadual. Aqui no Paraná, o governo neoliberal de Beto Richa claramente defende essa postura, sucateando as universidades para justificar a terceirização de alguns setores. O primeiro passo tomado pelo governador Beto Richa quando assumiu o governo estadual em 2011 foi cortar 38% da verba de custeio da UEM, assim como de outras universidades, processo que desencadeou na ocupação da reitoria da UEM 2011, em que o governo estadual assinou uma série de promessas, até agora sem cumprir. A UNESPAR, da qual agora a FAP faz parte, já nasce como um agrupamento sucateado  de pequenas faculdades sucateadas. O vestibular é apenas a ponta do iceberg!

EDUCAÇÃO NÃO É MERCADORIA!

Nenhum comentário:

Copyright © Blog de Bartô Nascimento Urang-kurai