Blog de Bartô Nascimento: Lembrete: CEEB amanhã (15/05)

Lembrete: CEEB amanhã (15/05)

Amanhã às 14:00 será realizado o segundo Conselho de Entidades Estudantis de Base (CEEB) deste ano no DACESE (próximo à saída da Rua 10 de maio na UEM). O CEEB é uma instância do DCE hierarquicamente acima da diretoria eleita à cada ano, e é compost por um representante de cada Centro Acadêmico. Qualquer aluno, independente de vínculo com o C.A. de seu curso, pode fazer uma intervenção e apresentar alguma proposta. As decisões do CEEB são tomadas pelo voto da maioria dos Centros Acadêmicos presentes.

A pauta deste CEEB é o regimento do Congresso do DCE, instância máxima do DCE (acima da diretoria eleita, do CEEB e da Assembléia Geral), à ser realizado em agosto deste ano. O Congresso está sendo convocado para realizar mudanças no estatuto do DCE, que atualmente se encontra em defasagem com o Código Civil. Na segunda-feira passada foi realizada uma reunião do Movimento Descentralize, para discutir mudanças no regimento proposto pela atual diretoria do DCE. Na quarta-feira foi realizada uma reunião com membros de alguns Centros Acadêmicos e do Movimento Vamos à Luta para adiantar a discussão, e ontém foi realizada uma assembléia do CAFF para discutir e votar a posição à ser defendida por nosso representante no CEEB.

A atual diretoria do DCE pretendia aprovar de supetão sua proposta de regimento centralizador no CEEB realizado no sábado passado (08/06). Não entregaram o regimento nem a prestação de contas para o CAFF e para a maioria dos Centros Acadêmicos, além de ter escolhido uma data em que poucos estudantes poderiam participar (fim de semana prolongado por causa do Dia das Mães). Na semana passada escrevi um post sobre o desrespeito da atual diretoria do DCE pelo CAFF e pela autogestão. A diretoria do DCE só não conseguiu aprovar de supetão o regimento do Congresso porque membros do Movimento Descentralize, junto com alguns membros do Movimento Vamos à Luta e alguns Centros Acadêmicos (principalmente o CAFF, CAPSI, CAFIL, Eng. Alimentos e Eng. de Produção), realizaram uma pressão efetiva e conseguiram que a pauta fosse transferida para o próximo CEEB, que será amanhã. A luta em defesa da horizontalidade continua, apesar da forte tendência autoritária da diretoria do DCE, comandada pela UJS (braço estudantil do PCdoB).

No ano passado, antes mesmo de formar o Movimento Descentralize, alguns dos atuais membros publicaram uma carta direcionada aos estudantes, antes do primeiro CEEB do ano passado, com o intuito de explicar para os estudantes da UEM o que é o CEEB (coisa que a atual diretoria autoritária do DCE se nega à fazer). Clique aqui para ler a carta.

O CEEB é um espaço aberto à todos os estudantes, e mesmo se você não participa do Centro Acadêmico do teu curso, ou faz oposição à ele, você tem o direito de fazer qualquer intervenção no CEEB e de apresentar alguma proposta para ser votada. Compareçam todos e ajudem à democratizar cada vez mais o movimento estudantil!

Um comentário:

Wilson Rezende disse...

Parabéns aos estudantes pela mobilização, cuidado com a Kelly! rsrsrsrsrs.

Copyright © Blog de Bartô Nascimento Urang-kurai